Os 7 pecados capitais – GADE Jr. 19/01/2013


No GADE do último sábado, 19/1, falamos sobre os 7 pecados capitais: a avareza, ira, inveja, gula, luxúria, soberba e preguiça.

O interessante é que desses 7 se originam muitos outros pecados e é por isso que devemos ficar atentos, porque por mais simples que algo pareça ser , aquilo pode ser uma porta de entrada para um pecado mais grave.

Agora, vamos falar um pouco sobre cada um destes pecados:

AVAREZA -> É sinônimo de ganância e é descrito como apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro. A virtude da generosidade é um antídoto contra a avareza.

IRA -> Este pecado vai contra a maior lição que Jesus nos deixou: “amar o inimigo”. O mundo ensina que é preciso revidar, mas Jesus ensina a mansidão, ou seja, “não pagar o mal com o mal”. O mais interessante é que Deus ao nos criar nos fez ‘irados’, mas para usarmos a ira para nos defender do inimigo, daquilo que nos afaste de Deus. Mas,  infelizmente, o mundo nos faz inverter o sentido e usar a nossa ira muitas vezes a favor do inimigo.

INVEJA -> A inveja é companheira daqueles que não suportam o sucesso dos outros, e que não se conforma em ver alguém melhor do que ele mesmo. O livro da Sabedoria diz que é por causa da inveja que o demônio levou a pecar Adão e Eva. “É por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão” (Sb 2,23-24).”

GULA -> É comer além do necessário para se alimentar. Conhecido como “pecado cabeça”, pois dá origem a outros grandes e pequenos pecados. Deus deve ser nosso alimento.

LUXÚRIA -> A luxúria impossibilita o homem de viver a castidade no corpo, nos pensamentos e nas atitudes. É uma desordem que toma conta da pessoa na sua totalidade. Mas isso acontece de maneira lenta. A pessoa se mantém consumindo demoradamente produtos como vídeos, revistas, entre outros, os quais a levarão à realização de desejos perniciosos, provocados pelas fantasias.

SOBERBA -> O soberbo se esquece que é uma simples criatura, que saiu do nada pelo amor e chamado de Deus, e que, portanto, Dele depende em tudo. Como disse Santa Catarina de Sena, ele “rouba a glória de Deus”, pois quer para si as homenagens e os aplausos que pertencem só a Deus.

PREGUIÇA -> A preguiça é um diagnostico de como esta a minha alma, é uma doença espiritual.É por preguiça que o cristão deixa de ir à missa, de rezar, de conhecer a doutrina da Igreja, de trabalhar na sua comunidade.

Que Deus abençoe à todos!

Lais Ferros
Consagrada CCSF e Coordenadora do GADE Jr.

Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google Bookmarks
  • Blogplay
Esta entrada foi publicada em Formações, GADE Jr. - São Paulo. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>