Nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre (Brasil)

ZENIT

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 10 de  novembro de 2010 (ZENIT.org) – Segundo   informou a Santa Sé nesta quarta-feira, Bento XVI nomeou o frei Jaime Spengler, da Ordem dos Frades Menores (OFM), bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre (Rio Grande do Sul).

Atual pároco da paróquia Bom Jesus dos Perdões e Guardião da Fraternidade Franciscana Bom Jesus em Curitiba (Paraná), frei Jaime nasceu em Gaspar (Santa Catarina), em 6 de setembro de 1960. Ingressou no seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (São Paulo) em 1980 e emitiu seus primeiros votos em 1983.

Frei Jaime fez os cursos de filosofia e teologia em Petrópolis (Rio de Janeiro) e foi ordenado padre em 17 de novembro de 1990. De 1991 a 1995 foi mestre dos postulantes e professor no Seminário Frei Galvão. Em Roma, fez o doutorado de filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum. Foi vice-reitor e professor do Instituto Filosófico São Boaventura, em Campo Largo (Paraná).

Em 2002, foi nomeado Guardião da Fraternidade de Campo Largo e, em 2003, transferido para o Convento Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, como Guardião, vigário paroquial e professor de filosofia no Centro Universitário Franciscano do Paraná.

Em entrevista ao site Franciscanos divulgada nesta quarta-feira, frei Jaime explica o que significa ser bispo, como frade menor.

“Penso que significa, antes de tudo, se colocar a serviço. A serviço de uma realidade, de uma porção do povo de Deus, que toma forma na figura jurídica, denominada diocese. Eu creio que o frade menor, como está na nossa Regra Franciscana, é aquele que promete obediência e reverência ao Senhor Papa Honório e seus sucessores.”

“Penso que o bispo, e o bispo frade menor, não pode fugir deste espírito, desta indicação. Ser um frade menor bispo é se colocar como menor entre os menores. E ali entre os menores ser uma presença evangélica. Com simplicidade e na alegria, ir ao encontro das pessoas, estar próximo das pessoas, sentir e participar de suas alegrias e esperanças”, afirma o religioso.

11/11/2010

Fonte: http://www.zenit.org/article-26495?l=portuguese

Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google Bookmarks
  • Blogplay
Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>