Seminário – 7 Pecados Capitais – Ira e Inveja

Ira e Inveja

A IRA

O pecado da ira constitui uma aberração do sentimento instintivo quando somos atacados. Esse pecado capital é uma desordem que estabelece o exagero daquilo que é próprio do ser humano, isto é, a autodefesa, a proteção.

Considerada como paixão, a ira é uma necessidade violenta de reação provocado por um sofrimento ou contrariedade física ou moral. Nessas circunstâncias, a pessoa se sente impulsionada a descarregar sua raiva em manifestações físicas – no sentido de atacar a outra pessoa – ou de maneira silenciosa.

O desejo violento, provocado pela ira, quando acompanhado de ódio, faz a pessoa procurar uma reação de vingança. Um dos cuidados que não se pode deixar de lado está em atentar aos pequenos sinais da cólera, manifestados em atitudes de impaciência, mau-humor, irritação desmedida através de gestos e palavras violentas, e a vingança, a qual, muitas vezes, chegando a desejar a morte do outro.

Se não há uma atenção a qualquer um desses sinais, a pessoa poderá perder o próprio controle de suas razões, arrastando-se ao ódio e ao rancor, violando a caridade e a justiça.

Os efeitos da cólera, quando não reprimidos, são traições, assassinatos, guerras… Uma pessoa, ainda que não chegue ao extremo de sua ira, vive as consequências de seu rancor, levando à amargura e à perda da amizade das pessoas que, anteriormente, conviviam com ela.

Quando somos assaltados pelo pecado da ira, precisamos aprender a rechaçar esses pensamentos, pois, pouco a pouco, poderá se firmar dentro de cada um de nós a certeza de que estamos corretos em nossos procedimentos.

A INVEJA

Inveja: Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio.

A inveja produz profundas lesões na vida espiritual, tão séria a ponto de lançar os que a cultivam nas trevas eterna. É um pecado que passa desapercebido pelos que estão próximos, mas, que consome a vida que a hospeda.
Veja o que nos diz a Palavra:

1) “A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer”. Pv 14.30

2) “Não tenha inveja dos pecadores”. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida.” Pv 23.17

3) “Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros”. Gl 5.26

“Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas. Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos.” 1Pe 2.1,2

Que seja este o sentimento que venha encher os corações, ações de vida que nos aproxima do Trono de Deus e nos faz semelhante a Ele.

23/03/2011

Fonte: www.vivos.com.br

www.cancaonova.com

Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google Bookmarks
  • Blogplay
Esta entrada foi publicada em GADE - São Paulo e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

5 respostas a Seminário – 7 Pecados Capitais – Ira e Inveja

  1. Olá galera, muito legal esse post !

    Realmente esse dois pecados capitais estão a todo instante nos rondando…Na correria do dia dia, na pressão do trabalho, escola e por que não dizer até mesmo na igreja. Precisamos de intimidade com o Espirito Santo para que naquela fração de segundo em que o “sangue ferve” nos tomamos a atitude de um(a)jovem diferente. Não é apenas tentar se acalmar ou afastar da situação de inveja, mas movidos por Deus procurar a saída certa….Não é facil, mas penso que está bem longe de ser impossível

    beijocas a todos(as)

    Ale

  2. Bruno Onofrio disse:

    Boa noite,

    Que Deus os abençoe!

    O que falar desse primeiro dia do seminário, quantas curas Deus realizou…

    Obrigado Senhor, que possamos a cada dia buscar afastar a ira e a inveja de nossas vidas, e você jovem, está convidado para esta batalha pela santidade, venha para o Exército de Cristo.

    Abraços

  3. Paulo Fasanella disse:

    Nossa, foi muito bom mesmo…
    Deus nos fez uma lavagem por completo, e fará muito mais nos próximos dias!

    Que não esfriemos nossa fé e acreditemos que o milagre é possível!

    Confira as fotos do 1º dia: http://www.flickr.com/photos/comunidadesagradafamilia/sets/72157626240969195/

    Fiquem com Deus!

  4. Pingback: RESGATE JOVEM – SAGRADA FAMÍLIA » 7 Pecados Capitais – Pe. Paulo Ricardo

  5. ……………….Nas sociedades em que os niveis de pobreza sao muito acentuados a inveja tende a ser mais notoria ……….Fotografia Jornal de Angola…….. O proco da Igreja da Nossa Senhora da Conceio Jos Andrade Moma disse que a inveja um dos sentimentos mais difceis de erradicar da alma humana e o que mais sofrimento tem causado humanidade nas nossas comunidades temos no dia a dia muito sofrimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>