Seminário – 7 Pecados Capitais – Soberba, Avareza e Luxúria

avareza

A SOBERBA

A soberba é o pior de todos os pecados. É o que levou os anjos maus a se rebelarem contra Deus, e levou Adão e Eva à desobediência e ao pecado original. Alguém disse que o orgulho é tão enraizado em nós, por causa do pecado original, que “só morre meia hora depois do dono”.

Por outro lado, por ser o oposto da soberba, a humildade é grande virtude, e que mais caracterizou o próprio Jesus: “Manso e humilde de coração” (cf. MT 11,29) e também marcou a vida de Maria: “Serva do Senhor” (Lc 1, 38), José e todos os santos da Igreja.

São Vicente de Paulo ensinava seus filhos que o demônio não pode nada contra uma alma humilde, uma vez que sendo soberbo, não sabe se defender contra a humildade. Por isso, com esta arma ele foi vencido por Jesus, Maria, José, São Miguel e pelos santos. A soberba consiste na pessoa sentir-se como se fosse a “fonte” dos seus próprios bens materiais e espirituais. Acha-se cheia de si mesma e se esquece de que tudo vem de Deus e é dom do alto, como disse São Tiago: “Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes” (Tg 1,17).

A AVAREZA

Avareza é oposto à generosidade. Uma pessoa avarenta tem medo em perder algo que possui e dificuldade de abrir mão do que tem mesmo que receba algo em troca. Acha que perder algo pode ser um desastre e tem cuidado com seus pertences como uma pessoa egoísta.

A avareza é tomada também como desordenada cobiça de quaisquer bens e, neste sentido, é um pecado genérico, pois todo pecado é um voltar-se desordenadamente a algum bem passageiro. Assim a avareza é tomada em sentido geral, como desordenado afã de “ter” uma coisa qualquer, e em sentido específico, pelo afã de propriedade de posses que se resumem todas no dinheiro .

A LUXÚRIA

Deus quis dar um prazer sensível ao alimento, para que o homem, se alimentando daquilo que lhe parecia saboroso, mantivesse a vida. Da mesma maneira, o Senhor concedeu à humanidade a realização do prazer sexual, por meio do qual também a espécie humana se multiplica. É o prazer íntimo, permitido ao casal, unido pelo matrimônio, o qual se abre também à graça da procriação.

O pecado da luxúria vem desvirtuar aquilo que é belo, estabelecendo uma desordem, provocando a degradação de algo bom no que toca a dimensão sexual, fragilizando o indíviduo e levando-o ao vício.

A luxúria impossibilita o homem de viver a castidade no corpo, nos pensamentos e nas atitudes. É uma desordem que toma conta da pessoa na sua totalidade. Mas isso acontece de maneira lenta. A pessoa se mantém consumindo demoradamente produtos como vídeos, revistas, entre outros, os quais a levarão à realização de desejos perniciosos, provocados pelas fantasias.

Tal como a gestação, essas desordens acabam levando ao nascimento do pecado. A pessoa se concentra apenas no prazer impuro e se fecha inteiramente em função de realizar o prazer desmedido.

Um jovem que tem como hábito ficar com várias meninas ao mesmo tempo, certamente terá dificuldade em manter a fidelidade a apenas uma mulher.

Os vícios impuros paralisam os gostos para tudo aquilo que é nobre. A amizade pura quase desaparece, pois quem vive o desequilíbrio se torna escravo das paixões.

O prazer impuro nos leva aos níveis mais animalescos e irracionais. Se a justificativa de alguém para o pecado é dizer que “a carne é fraca”, então, não se pode colocar à prova a fraqueza da carne.

Nada é impossível para o coração orante, por isso, apoiados na graça, precisamos reconhecer que o prazer maléfico nos atrai; mas precisamos nos abrir também àquilo que Deus quer para nós.

08/04/2011

Fonte: www.cancaonova.com – Pe. Paulo Ricardo e Pe. Eliano

Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google Bookmarks
  • Blogplay
Esta entrada foi publicada em GADE - São Paulo e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

5 respostas a Seminário – 7 Pecados Capitais – Soberba, Avareza e Luxúria

  1. Bruno Onofrio disse:

    Quantas graças recebemos…
    Deus é maravilhoso…
    “E por mais que me falem não vou desistir”
    Que Deus nos abençoe e lave…
    Fiquem com Deus

  2. Regina disse:

    Como Deus faz coisas maravilhosas !!
    Seminário muito boooom !

  3. ……….Nossos coracoes estao em constantes ……….testes todo os momentos da vida sera ……….que nos estamos atentos a isso pois um ……….so erro pode acabar com ele como tambem ……….com todas as suas obras como tambem um ……….so ato bom pode transformar toda uma ……….vida para melhor… ……….Sente solidao entre as pessoas boas ……….como se sente a vontade entre os ……….pecadores ……….

  4. ……….Nossos coracoes estao em constantes ……….testes todo os momentos da vida sera ……….que nos estamos atentos a isso pois um ……….so erro pode acabar com ele como tambem ……….com todas as suas obras como tambem um ……….so ato bom pode transformar toda uma ……….vida para melhor… ……….Sente solidao entre as pessoas boas ……….como se sente a vontade entre os ……….pecadores ……….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>