Seminário João Paulo II – GADE

Seminário sobre a carta apostólica de João Paulo II aos jovens do mundo, em ocasião do ano internacional da juventude.

Dias: 30/10, 06, 13 e 20/11

Horário: 17h

Local: http://www.sagradafamilia.org.br/sitephp/como-chegar/

Caros amigos: joao_pauloII

VOTOS DE FELICIDADE PELO ANO DA JUVENTUDE!

“Estai sempre prontos para uma resposta vitoriosa a todo aquele que vos perguntar acerca da esperança que vos anima.”

São estes os votos que faço, pensando em vós, jovens, desde o início do ano corrente. Este ano de 1985 foi proclamado pela Organização das Nações Unidas o Ano Internacional da Juventude; e este fato reveste-se de múltiplo significado antes de tudo para vós mesmos; mas igualmente para todas as gerações, para toda a sociedade. Reveste-se também de um significado particular para a Igreja, enquanto guardiã de verdades e valores fundamentais e, ao mesmo tempo, servidora dos destinos eternos que o homem e a grande família humana têm no próprio Deus.

Dado que o homem é o caminho fundamental da Igreja, caminho da sua vida e experiência quotidianas, assim se compreende bem por que é que a mesma Igreja atribui uma importância especial ao período da juventude; trata-se de uma etapa-chave na vida de todos os homens. Vós, jovens, encarnais precisamente esta juventude: sois a juventude das nações e das sociedades, a juventude de todas as famílias e da humanidade inteira; vós sois também a juventude da Igreja. Todos temos o olhar voltado na vossa direção, uma vez que todos nós, em certo sentido, nos tornamos continuamente jovens, graças a vós. E por isso a juventude não é somente coisa própria vossa, propriedade pessoal ou de uma geração: Ela faz parte do conjunto daquele espaço que cada um dos homens percorre no itinerário da sua vida e, ao mesmo tempo, é um bem especial de todos. É um bem da própria humanidade.

Em vós está a esperança, uma vez que vós pertenceis ao futuro, como o futuro a vós pertence. Com efeito, a esperança está sempre ligada ao futuro, é o anelo pelos “bens vindouros”. Como virtude cristã ela anda unida à expectativa daqueles bens eternos que Deus prometeu ao homem em Jesus Cristo. E simultaneamente esta esperança, como virtude a um tempo cristã e humana, é expectativa dos bens que o homem tornará realidade, utilizando os talentos que lhe foram dados pela Providência.

É neste sentido que a vós, jovens, pertence o futuro, como pertenceu, alguma vez, à geração dos adultos e exatamente juntos com eles se tornou atualidade. Desta atualidade, das suas múltiplas formas e da sua configuração, em primeiro lugar são responsáveis os adultos. A vós cabe a responsabilidade daquilo que um dia se tornará atual juntamente convosco e que, agora, ainda é futuro.

Quando dizemos que o futuro vos pertence, nós pensamos com categorias da transitoriedade própria do homem, cuja vida é sempre uma passagem no sentido futuro. Quando dizemos que o futuro depende de vós, pensamos com categorias éticas, segundo as exigências da responsabilidade moral, que nos impõe atribuir ao homem como pessoa – e às comunidades e sociedades que são compostas de pessoas – o valor fundamental dos atos, dos projetos, das iniciativas e das intenções humanas.

Esta dimensão é também a dimensão característica da esperança cristã e humana. E é segundo esta dimensão que o primeiro e principal voto, que a Igreja pela minha boca vos dirige, a vós jovens, no decorrer do Ano dedicado à Juventude é este: “estai sempre prontos para uma resposta vitoriosa a todo aquele que vos pergunta acerca da esperança que vos anima.”

Papa João Paulo II

Introdução da Carta apostólica do papa João Paulo II aos jovens e às jovens
por ocasião do Ano Internacional da Juventude

27/10/2010

Fonte: Edições Loyola, São Paulo, 1985

Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google Bookmarks
  • Blogplay
Esta entrada foi publicada em GADE - São Paulo e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Seminário João Paulo II – GADE

  1. Bruno Onofrio disse:

    O homem que mostrou que é possível servir a Deus desde jovem até o fim da vida como Papa, um grande exemplo, que sempre se empenhou pelos jovens do mundo. O seminário foi uma grande benção a todos que estiveram presentes, e sabemos que muitos outros frutos virão. Que Deus nos abençoe nessa caminhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>